Consultar na fonte. Autor: Antonio Fernández-Coca
Estou a ouvir o rádio. Está a dar o noticiário das oito horas. O ritmo é lento, a cadência das palavras torna-o fácil de compreender. Passam para a secção de desporto. Aqui as coisas mudam. O ritmo torna-se vertiginoso, a intensificação do facto narrativo da comunicação enche-se de neologismos, de novas formas “aceites pelo uso social que afectam a forma, o sentido e os seus aspectos gramaticais”.
Nunca me interessei pelo desporto narrado pela voz ou pela escrita. A tribo a que pertenço está mais ligada ao jogo no campo, mais do que a ouvir a linguagem utilizada nessas emissões radiofónicas.
O que ouvi foi algo que tive dificuldade em compreender. A informação transmitida utilizava códigos narrativos a que não estou habituado. Com um esforço relativo, acabei por compreender a maior parte da informação, embora talvez me tenham escapado pormenores que poderiam ter sido importantes. Desliguei o aparelho e pensei na forma como os nossos alunos aprendem. Tudo estava relacionado.
Linguagem da tribo e da geração
Conteúdos, objectivos, competências, aptidões, tribo alvo e linguagem geracional são partes básicas da estratégia de ensino que procura melhorar a aprendizagem dos nossos públicos-alvo. Os dois últimos fazem parte do processo narrativo.
As tribos sociais existem desde o início dos tempos. A sua evolução levou-nos a abandonar a tanga e agora sentimo-nos envolvidos numa forma de pensar que pode mudar de geração em geração. A diferença em relação a uma época anterior é que agora essas mudanças são mais frequentes. Vemo-lo nos nossos estudantes universitários, que comunicam e aprendem de uma forma diferente.
A análise da tribo é o ponto de partida para os professores conhecerem a linguagem geracional dos nossos alunos, como refere o sociólogo Marcelo Gamero. A escritora Nuria Pérez, que não faz parte do mundo universitário, também relata este facto no seu podcast Gabinete de Curiosidades.
Os professores universitários fazem investigação e nós também levamos a cabo todo um processo de transferência para a sociedade. Ambas as tarefas resultam em conteúdos que dão sentido à aprendizagem dos alunos através do nosso trabalho docente. A nossa missão é também ensinar, projectando o que foi dito acima. É também abrir caminho para que os alunos possam gerar ideias inovadoras. Preparamo-los e a nós próprios para um processo de transformação constante.
Transformação
A transformação também é digital, e já estava connosco. A Covid-19 acelerou a utilização das suas ferramentas por professores que ainda não acreditavam nela. A transformação digital fornece ferramentas, não soluções, e a partir delas podemos também comunicar através da narração de histórias. Ao utilizarmos as suas ferramentas, estamos a pensar no retorno do nosso investimento em termos de esforço e dedicação, na forma como a nossa mensagem chega aos alunos e nos frutos obtidos com a evolução das suas curvas de aprendizagem?
Relativamente aos alunos, o seu perfil mudou. A sua falta de compreensão da leitura e os seus défices de atenção, aos quais se junta um desconhecimento latente da história, fizeram-nos pensar que talvez o seu domínio das ferramentas da transformação digital compensasse tudo isso. Enganámo-nos, eles não se comportam bem fora das redes. A natividade digital, como salienta David Cerdá García, é um mito.
Em busca de uma solução eficaz, melhorámos a nossa formação contínua enquanto professores. Fazemos investigação sobre como conquistar a aprendizagem dos alunos de hoje. Fazemo-lo em 360 graus. Analisamos tudo o que nos diz respeito em cada caso, em cada disciplina ou tema. Para isso, olhamos para tudo o que está relacionado com o ano, com a disciplina e com a utilização de outras subsequentes ou anteriores; para os alunos enquanto tribo e linguagem geracional; para as ferramentas digitais ou não e para o feedback, a partir do qual medimos os resultados e as melhorias. Reformulamos a nossa estratégia de ensino.
Qualquer estratégia de ensino inclui vários componentes iniciais. Uma delas é a análise dos objectivos e conteúdos em relação ao ambiente de trabalho direto e relacionado para o qual os nossos alunos se estão a preparar. Assumir e aplicar estes elementos enquanto professores faz parte do nosso profissionalismo.
Por outro lado, há as competências. Estas são definidas pelos currículos de cada curso. Isto não significa que não as possamos introduzir noutros programas de estudo.
Para além destas, existem as aptidões. Estas incluem a promoção da escuta ativa, como manter uma conversa e como fazer perguntas, presencialmente ou digitalmente, e como pesquisar as respostas.
Tudo isto é claro para nós, então o que é que está a correr mal?
Estamos a constatá-lo desde o início deste artigo: o que não está a funcionar é o grau de compreensão dos professores em relação às tribos e à linguagem geracional dos alunos. Talvez seja devido a um certo imobilismo solucionável da nossa parte face a uma necessidade de intervenção actualizada, ágil e líquida.

Quer isto dizer que temos de baixar os nossos padrões para podermos narrar na sala de aula como uma jovem influenciadora de moda? De modo algum. Adaptarmo-nos à estrutura comunicativa de uma tribo não significa imitar os seus porta-vozes. A chave não está nas suas poses ou mensagens, mas na forma como estruturam a informação.
A comunicação utiliza uma variedade de meios como veículo. O vivo, a voz, a linguagem corporal e o próprio quadro negro são alguns deles. Do lado digital, encontramos o vídeo, o PDF ou o PDF interativo, as aplicações participativas das várias intranets universitárias, as aplicações externas ou, agora, o podcast – atenção, este está a ganhar força.
No entanto, nada disto nos ajudará se não prestarmos atenção à forma como os alunos estruturam a informação/comunicação. Não esqueçamos que uma aula é um processo comunicativo.
Na Universidade das Ilhas Baleares, coordeno um processo de investigação em que trabalhamos com alunos de diferentes graus e cursos. Através dele, aprendemos como estruturam a informação, como assistem e aprendem com as suas linguagens geracionais. As conclusões são aplicáveis tanto a sessões presenciais como digitais ou mistas. A sua adaptação às nossas necessidades específicas é fundamental para garantir que a estratégia de ensino atinge os seus objectivos.
Estratégia e comunicação
Relativamente aos resultados, já sabemos que, em termos de estruturação dos conteúdos a partir da narrativa, não consideram a estrutura lógica de início-nó-fim. A sua dinâmica a partir da linguagem geracional como actuais alunos é melhor estruturada a partir de um esquema baseado numa promessa para o futuro: o que é que eu vou conseguir aprendendo com o que me estão a propor.
Início. Relação com outras disciplinas anteriores, com outras disciplinas do curso e com o mundo do trabalho.
Nó. Conteúdos e suporte transmédia, se necessário.
Desfecho. Conclusões e exercício prático.
Introdução ao tema seguinte e sua relação com o atual.
Quanto aos elementos de síntese, procuram a utilização de mapas conceptuais e diagramas, resumos visuais e não ecrãs cheios de texto. Apreciam quadros comparativos, a utilização de conceitos e ideias contrastantes da nossa narrativa e, acima de tudo, o facto de irmos directos ao assunto.
Se lhes proporcionarmos um ambiente visual, valorizam os tamanhos de letra de acordo com critérios de acessibilidade visual, que a escrita seja clara, utilizando uma linguagem adequada ao nível dos objectivos pretendidos.
Na utilização de ferramentas digitais como o vídeo e os podcasts, para além de tudo o que já foi referido, destacam a avaliação da qualidade do som. Insistem que costumam converter em áudio os vídeos que preparamos para eles, se a imagem não for importante. O áudio, como já referi, é muito utilizado por eles. Talvez devêssemos pensar em dar-lhe mais peso como ferramenta de apoio na nossa estratégia.
A projeção da voz, em sessões presenciais ou em meios digitais, é muito importante para todos.
Começamos este artigo por falar da linguagem aplicada à voz nas transmissões de futebol. A sua narração é direccionada para um público-alvo pertencente a um tipo de tribo habituada a ela.
A base da aprendizagem de uma estratégia de ensino assenta no mesmo conceito: estabelecer uma dinâmica de comunicação a partir da língua geracional da tribo alvo. Com isto, implementamos a curva formativa dos alunos, promovendo a concretização dos objectivos, conteúdos, competências e habilidades.
É assim que garantimos que a nossa estratégia de conquista de aprendizagens funciona e que o retorno do nosso investimento como professores vale a pena e permite-nos ter tempo para a investigação e ter uma vida para além do trabalho.
A versão original deste artigo foi publicada no número 119 da revista Telos da Fundación Telefónica. No sítio Web do autor, pode encontrar a versão em podcast, videopodcast e brochura com guião deste artigo.

